Minha aldeia na Páscoa...
Infância, mês de Abril!
Manhã primaveril!
A velha igreja.
Entre as árvores alveja,
Alegre e rumorosa
De povo, luzes, flores...
E, na penumbra dos altares cor-de-rosa .
Rasgados pelo sol os negros véus.
Parece até sorrir a Virgem-Mãe das Dores.
Ressurreição de Deus! (...)
Em pleno azul, erguida
Entre a verde folhagem das uveiras.
Rebrilha a cruz de prata florescida...
Na igreja antiga a rir seu branco riso de cal.
Ébrias de cor, tremulam as bandeiras...
Vede! Jesus lá vai, ao sol de Portugal!
Ei-lo que entra contente nos casais;
E, com amor, visita as rústicas choupanas.
É ele, esse que trouxe aos míseros mortais
As grandes alegrias sobre-humanas.
Lá vai, lá vai, por íngremes caminhos!
Linda manhã, canções de passarinhos!
A campainha toca: Aleluia! Aleluia! (...)
Velhos trabalhadores, por quem sofreu Jesus.
E mães, acalentando os filhos no regaço.
Esperam o COMPASSO...
E, ajoelhando com séria devoção.
Beijam os pés da Cruz.

Teixeira de Pascoaes

6 comentários:

Pável Rodrigues disse...

Vale a pena admirar este poema de Pascoais traduzido na tela por Amadeo de Souza-Cardoso, o pintor amarantino parisiense:
http://www1.ci.uc.pt/artes/6spp/imagens/cardoso_corpus-christi-1.jpg

zazie disse...

Pois é. Esse já o postei, juntamente com outras cocas da Procissão do Corpus Christi.

Só que o dia de Corpo de Deus não é hoje.

eheheh

zazie disse...

aqui

Pável Rodrigues disse...

OK. A minha confusão resulta de uma errada anotação na cópia de um quadro que possuo.Obrigado pelo esclarecimento.

Pável Rodrigues disse...

Pois assim será. Confesso que sou pouco entendido nessas coisas. Mas acredite que, a julgar pelo que aconteceu ao Dr. Pedro Arroja, não me arrependo...

zazie disse...

Que é que aconteceu ao Arroja- não me diga que lhe fizeram tarasca

ehehehe

Eu estou-me a rir porque uma amiga minha também disse uma calinada parecida, pensando que hoje, por ser feriado, tinha de haver festa católica e já queria ir para a folia.