«Car il y a la règle et il y a l'exception. Il y a la culture qui est la règle, et il y l'exception, qui est de l'art. Tous disent la règle, ordinateur, T-shirts, télévision, personne ne dit l'exception, cela ne se dit pas. Cela s'écrit, Flaubert, Dostoïevski, cela se compose, Gershwin, Mozart, cela se peint, Cézanne, Vermeer, cela s'enregistre, Antonioni, Vigo. Ou cela se vit, et c'est alors l'art de vivre, Srebrenica, Mostar, Sarajevo. Il est de la règle de vouloir la mort de l'exception, il sera donc de la règle de l'Europe de la culture d'organiser la mort de l'art de vivre qui fleurit encore à nos pieds. Quand il faudra fermer le livre, ce sera sans regretter rien. J'ai vu tant de gens si mal vivre, et tant de gens mourir si bien.»
J-LG


Ciganos






Hieronymus Bosch, O Carro do Feno- 1490 (detalhe) ciganos, um pouco antes de serem expulsos dos Países Baixos.

O "nosso" poeta-hortelão a queixar-se do saque que lhe fizeram aos contos que tinha na cabeça.

É no que dá não os plantar a tempo.






Fotografia: Pieter Hugo .

Está cada vez mais criativo.

Hoje até censuraram uma palavra de ódio anti-liberal:

Um semi-neotontinho


Se não acredita, veja aqui .

Acrescento:

Como hoje é domingo, a censura veio disfarçada de indignação racista pela jornalista passionária Helena Matos.
Aqui e aqui e mais aqui , a propósito daquele post nada demagogo e atiçador de matilha- ácido na cara é lei cigana para quem trai os seus .

Novo acrescento:

Estou a achar deliciosa toda aquela matilha que a hiena dos matos consegue juntar sempre que lhe dão ataques de panfletária. É assim que elas começam. Basta juntarem-se os ingredientes certos. Neste caso, uma hipócrita fanática e uma série de imbecis com reacções pavlovianas.

O texto de Pedro Picoito, a propósito da visita do Papa a Inglaterra.
(…) É curioso que o último acto da visita papal, a beatificação de Newman em Birmingham, possa ser visto como uma resposta a estas questões. John Henry Newman foi um célebre teólogo anglicano, fellow do Oriel College e fundador do chamado Movimento de Oxford, antes de se converter ao catolicismo em 1845. A conversão, um choque para todos, provocou o fim da promissora carreira no establishment britânico e o início da eterna desconfiança da hierarquia católica, mas os seus textos sobre historicidade da Igreja, razão e fé, autoridade pastoral e liberdade de consciência, escritos a propósito de algumas das mais acesas polémicas doutrinais da época, influenciariam profundamente Chesterton, Tolkien e C. S. Lewis, o Vaticano II e um jovem teólogo presente no concílio, um tal Joseph Ratzinger. Ao deslocar-se a solo inglês para beatificar Newman, quebrando mais uma vez o protocolo, esse jovem teólogo, hoje Papa, confirmou a ironia de Oscar Wilde: a Igreja católica é só para santos e pecadores - "for respectable people, the Anglican Church will do".

A ler, na íntegra, no Cachimbo.

Estes descobriram agora que o lobby gay é pencudo.



Ainda assim, estamos com @s panter@s ; taliban gay é mais minoria.


..............................
imagens pirateadas daqui .

----------
Acrescento: Vá-se lá saber porquê, o moço pantera-5-dias ficou tão nervozinho com este nosso apoio que até censura uns links que só enriqueciam esta inesperada descoberta.

E é tudo material sério e importante- até com assento na ONU e UE, vejam só- B'nai aí uma leizinha que é para isso que OSCE e INACHs e coisas assim existem.




D. Manuel decretou que crianças judias “fossem retiradas a seus pais, baptizadas e entregues a famílias cristãs que as educassem”, mas isto foi há mais de 500 anos, ainda sob os efeitos das “trevas medievais”.


A única e afamada democracia do Médio Oriente, hoje em dia retribui e muito humanamente corre com 400 crianças goyim dali para fora.

Truro



As deambulações de José Pinto Casquilho em torno do Espírito Santo, num texto delicioso que resgata imagens esquecidas na zona do Castelo de Lisboa.







Nossa Senhora da Pombinha na capela do Espírito Santo da Sé de Lisboa (fotografia do autor)





Na teoria joaquimita colocavam-se assim as três idades, nas palavras de Joaquim de Flora [38]: o chicote para o primeiro, a acção para o segundo, a contemplação para o terceiro; sucessivamente, o temor, a fé, a caridade; o estado de escravos, o estado de homens livres, o estado de amigos; de velhos, de adultos, de crianças.

Existem tríades onde o género feminino é dominante. Na Sé de Lisboa (igreja de Santa Maria Maior) tem-se uma imagem na capela do Espírito Santo, também designada da Trindade: a capela foi erguida no final do século XIII [39] e a imagem é designada de Nossa Senhora da Pombinha e estava referenciada por frei Agostinho de Santa Maria como a mais antiga em mãos de cristãos, titular da paróquia de Sé, antecessora da invocação de Santa Maria [40]. O culto de Nossa Senhora da Pomba é reportado aos séculos XI/XII, datando de 1136 o início da construção da abadia do seu nome, próxima do povoado de Alseno, por S. Bernardo [41]. Trata-se aqui de uma trindade com um conceito predominantemente feminino, já que a figura de Deus Pai é agora mulher, Nossa Senhora, que domina a tríade, segurando numa mão a pomba e na outra o menino - a pomba apresenta-se horizontal e o menino transporta numa mão a bola do mundo. Recorda-se uma significação mítica: no livro do Genesis refere-se que foi uma pomba largada por Noé que levava no bico um raminho de oliveira e assim anunciava o fim do Dilúvio, promessa de paz.(…)

Ele há cada cientista convencido que descobriu a roda.






O Hawking agora acha que foi o primeiro a lembrar-se do onanismo cósmico.
Ora ao tempo que os egípcios diziam que tudo começou com uma punheta de Atum e o resto foi auto-felatio terrena.

...........
imagens:
aqui .
-------------
Acrescento (9/9)
pafúncias de tal modo mentecaptas que nem se enxergam.
Esta aqui tem a fezada que Deus há-de ser um fenómeno atmosférico que não tarda nada não só está cientificamente explicado, como ainda vamos ter previsões do seu estado de espírito no boletim meteorológico.

Dr.Inocente, Mr.Arguido . Pelo José, do Portadaloja.


Para o CN

For, in reason, all government without the consent of the governed is the very definition of slavery: but in fact, eleven men well armed will certainly subdue one single man in his shirt.




Completando as reflexões do Monsenhor Birgolino

If a prince sends forces into a nation, where the people are poor and ignorant, he may lawfully put half of them to death, and make slaves of the rest, in order to civilize and reduce them from their barbarous way of living.

Jonathan Swift, Gulliver's Travels.




O Monsenhor Birgolino garante que sim mas nós temos dúvidas se têm dedinhos para flashes.

Por isso, está aberto concurso público para resolução do problema básico que consiste em nos ensinarem como incorporar este leitor de mp3 (com mudanças de cor que já escolhiemos) e botá-lo no html do Cocanha.

Em troca, o cirurgião informático que resolver o problema tem direito a oferta pirata do dito e mais umas musiquinhas à borla.

Por último, ser-lhe-à atribuído o disputadíssimo galardão



“dedinhos de tubarão” como o que ganhou o mega laureado António por, em tempos, ter feito o rodapé ligeiramente inútil deste estaminé.