As deambulações de José Pinto Casquilho em torno do Espírito Santo, num texto delicioso que resgata imagens esquecidas na zona do Castelo de Lisboa.







Nossa Senhora da Pombinha na capela do Espírito Santo da Sé de Lisboa (fotografia do autor)





Na teoria joaquimita colocavam-se assim as três idades, nas palavras de Joaquim de Flora [38]: o chicote para o primeiro, a acção para o segundo, a contemplação para o terceiro; sucessivamente, o temor, a fé, a caridade; o estado de escravos, o estado de homens livres, o estado de amigos; de velhos, de adultos, de crianças.

Existem tríades onde o género feminino é dominante. Na Sé de Lisboa (igreja de Santa Maria Maior) tem-se uma imagem na capela do Espírito Santo, também designada da Trindade: a capela foi erguida no final do século XIII [39] e a imagem é designada de Nossa Senhora da Pombinha e estava referenciada por frei Agostinho de Santa Maria como a mais antiga em mãos de cristãos, titular da paróquia de Sé, antecessora da invocação de Santa Maria [40]. O culto de Nossa Senhora da Pomba é reportado aos séculos XI/XII, datando de 1136 o início da construção da abadia do seu nome, próxima do povoado de Alseno, por S. Bernardo [41]. Trata-se aqui de uma trindade com um conceito predominantemente feminino, já que a figura de Deus Pai é agora mulher, Nossa Senhora, que domina a tríade, segurando numa mão a pomba e na outra o menino - a pomba apresenta-se horizontal e o menino transporta numa mão a bola do mundo. Recorda-se uma significação mítica: no livro do Genesis refere-se que foi uma pomba largada por Noé que levava no bico um raminho de oliveira e assim anunciava o fim do Dilúvio, promessa de paz.(…)

4 comentários:

CCz disse...

Olá zazie,

Conhece um tal de Joseph Campbell que escreveu "Hero with a Thousand Faces"?

zazie disse...

Já consultei mas conheço muito mal, CCZ. Recomenda-me esse, é?

bjs

CCz disse...

Olé, não, não recomendo, encontrei uma citação a esse livro que achei deliciosa e pertinente.

E, reconhecendo o seu campo de actividade pensei que, se o conhecesse, mo podia recomendar ou não.

bjs

zazie disse...

E qual era a citação, CCZ?