OOOOOH...LES AMÉRICAINS...AARRGH!
Anda o Joaquim muito atarefado à cata do bom espírito lusitano, que parece ter dado à sola, depois do ataque guerreiro quinhentista.
Pois bem, para uma problemática tão hegeliana, nada como remeter as jaquilinárias às suas origens carismáticas.
Aqui fica o testemunho de outro que também se transviou.
E pior, este nem precisou de ler Martin Page; bastou-lhe seguir a femme blanche.
{reposição da Janela Indiscreta}

Corria o ano de 1927, quando Paris recebeu o grande chefe Águia Guerreira, ex-combatente sioux e caçador de bisontes no Arizona.
Durante uma semana de fama (ou infâmia), o bravo guerreiro torna-se a coqueluche da cidade das luzes. Desdobra-se em apertos de mão a centenas de parisienses excitados com o inesperado exotismo e, demonstrando um invejável fair play, vai concedendo entrevistas aos inúmeros paparazzi que o acediam. No meio deles encontra-se o repórter da Ilustração Portuguesa a tentar a difícil sorte.
Para nossa felicidade, quando já dava por perdido o furo jornalístico, o bravo chefe é acometido de uma inesperada solidariedade e brinda-o com a disputada entrevista.
Aqui ficam passagens destes momentos de glória e espanto do nosso repórter.

Comenta o jornalista:
“Águia Guerreira» chama-se também, perante o registo civil de cidadão americano, o senhor Malies. Que tristeza pensar que o pai do valente caçador de bisões se chamava «Garras de Falcão», e a mãe, «Luar da lua cheia»! Mas o americano é impiedosamente legalista e crismou o nosso amigo com um nome tão prosaico, como poderia ser entre nós, Fernandes, Sousa ou Soares”

A entrevista lá vai decorrendo num misto de francês “americanado” entre lusitano e moicano. Depois de discorrer acerca do exótico colar de dentes de bisonte do chefe guerreiro e este lhe ter explicado por mímica, acompanhada de punhal e gritos inquietantes, que os desdentados animais não ficaram para contar memórias, a consciência política do nosso jornalista desperta. Dispara-lhe então a pergunta fatal: — gosta dos americanos?...

— Gosto mais dos cães!!... — diz sombriamente o sioux com o desprezo a escorrer-lhe dos lábios.

Daqui em diante confirma-se como já na época a cultura europeia possuía um charme a que nem um rijo Pele Vermelha era capaz de resistir.

Diz o índio: Paris encanta-me, mas o porteiro do hotel, quando eu cheguei de madrugada, começou a gritar, de joelhos, que não lhe fizesse mal. Agora já é meu amigo!...
Prossegue o repórter — Começo a procurar um assunto palpitante e lembro-me do Texas Jack da minha infância, dos sacrifícios a Manitú ali descritos e vou falar de religião, da religião deles... Mas por uma espécie de telepatia, o Pele-Vermelha adianta-se ao meu desejo e diz:

— Não volto à América senão mais tarde, para festejar com a família um grande dia...um dia sagrado para mim... O do nascimento do Menino Jesus.


Caio das nuvens!... Então o selvagem fetichista...

— Veneramos muito este dia, como data alegre, assim como, no dia da ressurreição de N. S. Jesus Cristo estamos todo o dia de joelhos, sem tomar alimento... Já meu pai era fervente católico e meu avô também... Só o meu trisavô é que ainda adorava o sol, a lua, as estrelas... Nós não... o que não temos é igrejas. Realizamos as orações ao ar livre, sob as vistas do Senhor!... É melhor...


Estou perplexo e depois dum grande silêncio pergunto-lhe das suas viagens:

—Já dei umas três grandes voltas pela Europa. Conheço a Espanha, a Itália, a Checoslováquia, a Suíça, a Alemanha, a Bélgica, Bulgária, Suécia e Noruega. Agora estou em França. Gosto de Paris... e as parisienses são bem bonitas. De resto todos têm sido amigos para mim...

Acabara a entrevista. Lera-o nos olhos de Águia Guerreira, quando ele falara das parisienses. Era a hora da saída das empregadas dos armazéns...
Oh cinzas de Manitú, oh manes dos grandes chefes Mohicanos.”

..............................................
Ilustração Portuguesa, 2º Ano, nº45, Novembro, 1927.

1 comentários:

zazie disse...

sorry, tirei o haloscan. Vou copiar os comentários
..................

Delicioso, delicioso, ser á que tb conduzia um ford t e investia na bolsa?
dlm | 07.08.08 - 2:48 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

É mesmo muito lindo.

Esta treta do haloscan é que é cretina. Tudo por causa do papagaio nonó.

Agora está o dlm na calha e não se vê.
zazie | Homepage | 07.08.08 - 11:44 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Sorry dlm, ficou maluca a resposta. Pensei que estava a comentar o Joselito cristiano e gay

":O)))
zazie | Homepage | 07.08.08 - 11:51 pm | #

-----------------------------------