Amadeo de Sousa-Cardozo,Procissão Corpus Christi, 1913
A tradicional luta entre S. Jorge e o Dragão (o Santo patrono de Portugal a vencer o Mal) que integrava os cortejos da procissão do Corpus Christi incluía engenhos articulados de madeira. Em Guimarães, no ano de 1643 a vereação da Câmara impôs a sua construção aos sapateiros da cidade que a deviam engalanar de vestes e coroa. A mesma serpe chegou a ser animada por meio de homens que se introduziam no seu interior, fazendo-a mover e saltar. Teófilo Braga ainda recorda um destes engenhos festivos que saiu à rua no ano de 1687: «A tal coca é um monstro em figura de dragão. É de arcos coberta de lona, e rodas por baixo, sobre as quais marcha e contramarcha. Tem asas, pontas, e uma grande cauda retorcida. A boca é de molas, e, para que se abra e feche, atam-lhe uma corda porque puxam atrás os homens que fazem andar o dragão para meter medo ao cavalo».
Cfr: Almanach de lembranças para 1867, p.276.
..............................
a Coca nas festas minhotas
consultar: Luiz Chaves, "Os
oficiais mecânicos de Coimbra na procissão do Corpo de Deus”, O Instituto, vol. 89, nº 4, pp. 350-371.
Alberto Pimentel, As alegres canções do norte, fac-simile da primeira edição de 1905, Publicações D. Quixote, Lisboa, 1989.
............
Acrescento: não perder os postais do
Paulo acerca das festividades da procissão (lembrámo-nos os dois do Amadeo)

2 comentários:

O Réprobo disse...

Pois foi, Querida Zaz, o quadro é extraordinário. E gostei muito de saber que, noutros tempos, a coca era vencida. Hoje, apesar das apreensões, cheiram-na por todo o lado.
Olha lá, não achas que o Nosso Amigo do «Dragoscópio» pode sentir-se magoado com estas evocações?
Bjoka

zazie disse...

Pois é, Paulo. O Amadeo era genial.

Quanto à coca, é verdade, agora a bicha fica aí a rabiar
":O))

Quanto ao Dragão, ele é dragão voador. Daqueles que só pousam nas montanhas para defenderem tesouros. Nunca para rastejarem.

";O)

Beijocas