A Science-Brain & Mind technological Research Centre”, uma instituição científica finlandesa que desenvolve estudos na área da neurofisiologia e da informática, acaba de assinar com a Câmara Municipal, o Clube Náutico e o Centro de Saúde de Mértola um memorando de colaboração para o desenvolvimento de um projecto de investigação científica sobre a actividade cerebral (EEG) e demografia naquele concelho alentejano.
Os trabalhos de investigação vão tornar-se extensivos a áreas tradicionais do conhecimento como é o caso da arqueologia e a etnografia, para observar as especificidades no campo da saúde pública na região de Mértola.
A instituição finlandesa pretende procurar caracterizar a actividade electrofisiológica cerebral (EEG) da população e as patologias e distúrbios que directamente se relacionam com esta actividade, no «momento de registo»...
...o estudo pretende aumentar e diversificar o foco de investigação científica quer dentro do âmbito nacional quer internacional."

Tinha-me passado ao lado, esta notícia que o “Sexo dos Anjos” também achou estranha. Pode ser estropianço de jornalista, mas o que é que vêm testar para no Alentejo e o como é que uma Câmara Municipal e um Clube Náutico podem assinar protocolo com investigações que incluem cobaias humanas e até testes de farmacologia? E que tem isso a ver com escavações mouriscas, saúde pública, etnologia e canoagem? Já agora, os mertolenses sabem e delegaram autorização a quem?

Imagem: Milo Rambaldi (frankenstoino e profeta do século XV) via

2 comentários:

Ralf Wokan disse...

Zazie,
conhece o fado das finlandesas ?
Muito ais triste do que o fado portugues ....
No meu artigo tenho um link, que trazuma entrevista com uma cantora famosa...por favor 4 min esperar...depois de lengelenga vai começar de cantar !
http://briefeankonrad.tripod.com/Lebenssinn/index.blog?entry_id=1498198

Será por causa disso ?
Ralf

zazie disse...

Gostei muito do filme da velhota a cantar. De facto tem um tom melancólico mas o fado é outra coisa. Nem se sabe bem a origem (só aparece no século XIX) e é Lisboeta. Não é tradição musical do resto de Portugal.

Beijoca e muito obrigada