FlashVars="http://www.snapdrive.net/files/340334/A%20Titi%20Fez%20Um%20Tete.mp3
&bgcolor1=FFFFFF&bgcolor2=F5F5F5&buttoncolor=CC0000&

buttonovercolor=ebebeb&slidecolor1=&slidecolor2=&slideovercolor=&
loadingcolor=CC0000&textcolor=cc0000&showstop=1&autoplay=0&volume=100&loop=0"
allowScriptAccess="sameDomain" type="application/x-shockwave-flash" pluginspage="http://www.macromedia.com/go/getflashplayer" />


«O que pensar disto? Será que a religião à portuguesa tem de ser a religião da Titi do Raposão, que Eça descreve em A Relíquia?»

Pergunta Desidério, preocupadíssimo com a falta de cientismo de religião lusitana.
A seguir, lamenta-se daqueles ataques positivistas dos colegas que querem apalpar e cheirar o divino, numa quixotesca busca da Verdade, quando ele, como explicou nos comentários, é mais é chouriço e vinho.

«E assim a alternativa é um ateísmo ignaro ou a crendice da Titi do Raposão, que vê a religião apenas como uma espécie de masturbação espiritual, em que cada qual fala da fenomenologia da sua crendice, como se fosse a coisa mais interessante do universo».

Por fim, acaba com uma declaração esperançosa, mas um pouco lenta, acreditando que lá virá o dia em que, de mãos dadas e sem temerem as correntes de ar, vão todos livrar-se destas crenças, em prol das aberturas de espírito.

«Estar disposto a abandonar as nossas crenças mais queridas é a condição de possibilidade da genuína procura da verdade».

Esperemos que não mumifique sentado. Até lá, enquanto a Verdade não aparece, há sempre uma Titi disposta a arrebitar relíquias, que nem o Raposão a desdenharia.
.......................
[imagem adaptada
daqui]

7 comentários:

Henrique Dória disse...

Com uma Titi como esta nunca um HOMEM estaria murcho, nem o Desidério.Repito: aqui está a prova provada do criacionismo.Os criacionistas AMARICANOS ainda não viram esta para apresentrarem em todas as escolas, universidades e Igrejas.Quando a apresentarem, encerra-se a querela e eles perdem o sustento.É por coisas como esta que eu acredito santamente, piamente, em Deux.

Elypse disse...

Quem me dera uma titi(a) dessas :)

Hoje passei cerca de uma hora a ler o que por aqui escreves. Ainda que não me identifique com algumas ideias que defendes, gostei bastante. É bom observar pessoas como tu na blogosfera – fazem toda a diferença, para melhor.

Abraço

zazie disse...

Que simpatia, ó Elypse, muito obrigada. O Cocanha já teve melhores dias, agora é anda muito avacalhado. Quanto à identificação com ideias não é para admirar, eu própria às vezez nem me entendo.

";O))
Beijoca

Terpsichore Diotima (lusitana combatente) disse...

«Estar disposto a abandonar as nossas crenças mais queridas é a condição de possibilidade da genuína procura da verdade».

Ele enganou-se e onde está n, de nossas, era para estar v, de vossas.

Cumprimentos

zazie disse...

Bem visto, rapariga. O post é muito cínico. Ele gosta de se armar em moderado só para meter inveja ao Fiolhais. Mas, mal cehgou aos comentários, saltou logo o fanatismo todo.
.........
Uma amiga minha, que nem fazia a menor ideia de quem ele era, apenas por pegar num texto qualquer para as aulas, que nada tinha a ver com religião, topou logo que ele era ateu militante.

Diz ela que até os alunos perceberam. É que ele tem de mandar sempre a ferroada nem que fosse por causa de um pacote de batatas fritas. E depois é doutrinador, como se não lhe bastasse o problema pessoal que há-de ter com a questão.

O Réprobo disse...

Querida Zaz,
Pronto, só Tu me conseguirias fazer aderir ao Avental!!!!!
Aquelas sinalefas todas de satisfação e as beijocas

zazie disse...

ehehe podes crer que quando fiz o post até pensei em ti...

":O)))

beijinhos