Enrolam-se na fantasia de mão em mão

Ambroise Paré, que até foi notável cirurgião da corte de Francisco II, desenhou o estranho porco que nasceu em Metz no ano de 1572. Tinha o bicho oito patas, quatro orelhas, cabeça de cão, as partes traseiras separadas até ao estômago e depois unidas num só corpo e mais duas línguas por trás da garganta. De tal modo era o animal que de porco só lhe restava o nome. Ainda assim, diz o autor que o recebeu por “desenho” de um médico de nome Bourgeois, que logo ali o classificou como um porco teratópago.

E fez muito bem porque uns anos mais tarde, o famoso Liceti, autor do tratado das causas e das diferenças entre os monstros [1616, Pádua] logo ali o transformou num porco- voador muito mais fantástico.

Nada que se compare com o estudo de outro fenómeno que o mesmo Ambroise Paré estudou a propósito dos efeitos da varíola nas mulheres grávidas-
Os misteriosos monstros em forma de répteis, extraídos do corpo humano, um deles em forma de serpente saído directamente do útero e que neste caso foi o Ulisses Aldrovandi [Bolonha, 1522-1607] que os pirateou.



Seguindo o fio à meada, ainda que se lhe perca a ingenuidade científica, aqui ficam mais uns.

Do Luigi Serafini, sempre tão elegante e tranquilo por mais bizarro que seja.


E do magnífico Solé que se lembrou de um gafanhoto-multi-usos






...................
nota: é verdade, o Jean Solé devo-o ao josé que me falou nele!

8 comentários:

zazie disse...

c'um caraças, Manuel!

Paulo Cunha Porto disse...

Hihihihihihihi! Os lagartos do Serafini ficavam mesmo bem no Carnaval do Rio.
Beijocas.

zazie disse...

":O)
não me importava nada de ter o Codex...

beijocas para ti também

Flávio disse...

lol Fantásticos, como sempre. Os meus monstros preferidos do cinema continuam a ser as baratas gigantes do Cronenberg / Burroughs e os seus cus falantes. Lembro-me que da primeira vez que li o livro na versão portuguesa, já há muitos anos, fiquei confundido com a tradução 'olhos do cu', mas depois compreendi que era mesmo assim.

zazie disse...

Olha só o sô JPT aqui, que simpatia. Por acaso não tem o orelhame a arder, não? É que estive mesmo agora a falar de monstrinhos e de si com um conhecimento comum que temos... ehehe por ordem distinta, entenda-se!
o mundo é pequeno.
beijocas

zazie disse...

metropolis: se quiseres o ficheiro de som dito pelo próprio Burroughs tens para aí no post dos gajos feios com pinta

bisou para ti também.

Anónimo disse...

excelente, zazie! obrigada.

morggie

zazie disse...

many thanks menina morggie

não é nada assim clandestino mas espera aí que já te mando um mail, sô jpt...