No meio de tanto suor desbaratado em debates abortistas, apetece recordar que o Cocanha se norteia pela abundância e multiplicação em todos os reinos da natureza- incluindo pedras e notas de banco.
A reposição deste postal da Janela Indiscreta deve ser suficiente para se entender a tese (e o respectivo aumentativo, terminado em “ão”).

As pedras de fogo também tinham sexo. Chamavam-lhes Terrebolem, Terroboli, Terrobuli ou Piroboli, numa alteração do étimo grego pirobolos= "o que lança fogo" e incluíam-se entre os seres da natureza descritos pelos bestiários medievais.
Dizia-se que se podiam encontrar nas montanhas do Oriente. Quando a pedra fêmea se aproximava da pedra macho dava-se uma tremenda combustão, incendiando a montanha e queimando tudo o que existisse em redor.

A simbologia um tanto misógina, traduzia-se num apelo à castidade, em particular nos conventos, recordando ao homem a previdência de não se deixar que as mulheres se aproximassem demasiado. A provocação podia ser tão inevitável quanto o choque do pecado carnal e as consquências idênticas ao que sucedia com os terrobolus ,haveria de acabar a arder no inferno.

No texto, as pedras são apelidadas de adamas (dos adamitas pecadores) tendo por exemplo bíblico Sansão e José, que também foram tentados por mulheres.


Na base da lenda deveriam estar as pirites de ferro- "o ouro dos loucos", como lhes chamavam, em virtude do logro que a semelhança de cor veio o provocar na “febre dos garimpeiros”- o El Dourado da Cocanha dos tempos modernos.

imgens:
1- Alne, N. Yorks, um casal de terrobolem rodeados por chamas.
2- Whitersfield. Essex, um par de terroblem agitando-se com o ardor.
3-
Bestiário de Abarden (c.1200). Adão e Eva aproximando-se com as pedras do fogo na mão.
4- Bola de pirite- talismã da boa sorte na reprodução monetária. Estas continuam com bastante procura, incluindo pela
net

5 comentários:

Antónimo disse...

Bestial o bestiário de Aberdeen na net: obrigado (já vou tendo uma biblioteca invejável nos meus favoritos - o pior é se os tipos -os maus, os caipatlistas, os fascistas da direita- me tiram isto da linha)! Lá fico na paupérrima actualidade, por oposição ao meu fausto virtual. Vou já guardar o teu presentinho.

Antónimo disse...

Bem. Altamente! Grande edição online. Eruditíssima e rigorosa, explorando todas as potencialidades do "medium" electrónico. Grande presente (colectivo - logo, de esquerda). Obrigado, pela parte que me toca.

zazie disse...

ehehe não sabias? já está há uns bons anos.

Antónimo disse...

Então não estabelecemos já que eu venho de obscuras berças?

zazie disse...

ehehe