A título de breve informação pós-Natal:


Tive pena, mas perdi uma das “cerimónias” mais típicas da quadra, na Nova Albion: as tendas montadas na City para assistência às bebedeiras dos yuppies, em dia de receberem o bonus do ano. Mas, tanto quanto sei, correu bem e nenhum entrou em coma.





Em contrapartida, no dia de Natal, como não encontrava, nas redondezas, nenhuma igreja católica, entrei, toda lampeira, numa ortodoxa de Kentish Town e ninguém notou nada.

É a vantagem dos tugas se parecerem com todas as raças e povos, incluindo, neste caso, as gregas morenas (ainda que faltassem uns centímetros de penca para ficar mais semelhante).
Mas foi assim- um espanto de pinturas e ícones por todo o lado: uma cerimónia dentro da iconostase, praticada por uma série de padres barbados, de paramentos dourados e cada um toucado diferente. O velho celebrante, quando vinha às portas santas, coroado, de báculo numa das mãos e a agitar o crucifixo com a outra, fazia lembrar o do Potemkin. De tal modo, que me ia tentando a meter-me na fila para as oblatas da prósfora, só para ver melhor...




À falta de registos visuais destes dois acontecimentos natalícios, deixo-lhes aqui um outro, que faz sempre parte do roteiro: directamente da Berwick Street e das suas lojas de velhas preciosidades:

É só clicar para pôr o Fats Domino a tocar!

7 comentários:

josé disse...

Nesse sítio e neste tempo, não me importaria nada em frequentar o mesmo lugar para ver e ouvir os ritos dos ortodoxos. Mas nada há que se compare ao sítio certo: Istambul. Um dia destes, tento-me.

merdinhas disse...

Depois do Natal, o ano novo em que espero encontrar-te.

(E que 2007 seja um excelente ano)

zazie disse...

Àh, José, isso também eu queria! O mundo bizantino é um dos maiores fascínios estéticos.
.........

Obrigada merdinhas, também temo esse encontro ahahahah

zazie disse...

esqueci-me de retribuir os votos de um feliz 2007. Já tinha botado no teu estaminé mas, às vezes, troco tudo

Flávio disse...

Apagou-se? Estava a dizer que na impossibilidade financeira de ir à Grã-Bretanha, contentava-me já com outro Britain: o compositor Benjamin Britain. O problema é que em Lisboa, não encontro os CDs dele em lado nenhum. Alguma sugestão? (Nada de endereços on-line, sou alérgico a compras pela Net)

Bom ano!

zazie disse...

Apagou-se? foi comentário? não sei. Não chegou nada.

Pois eu não sei mas hoje falaram-me de uma boa loja que fica mesmo ao lado do Bica do Sapato. Não sei se conheces. Disseram-me que era tipo ex-VGM (do Príncipe Real), mas para melhor.

Hei-de lá ir espreitar.

zazie disse...

E Bom Ano para ti! Muito obrigada. Esta história saltou