Nas biografias medievas ocidentais, Maomé era descrito como um cristão herético; um cardeal romano ressabiado por não ter sido eleito Papa.


Numa versão castelhana do início do século IX, contava-se que negara a divindade de Cristo, acabando por morrer bêbado, devorado por cães e porcos numa pocilga.





Pentecostes, Paris. Bibliothèque Nationale MS Syr. 344. fol. 7, 1497 (manuscrito arménio)






John Block Friedman, the monstrous races in Medieval Art and thought, Cambrdife Mess, Harvard University Press, 1981

3 comentários:

Antónimo disse...

"acabando por morrer bêbado, devorado por cães e porcos numa pocilga": enapá! Estavam mesmo lixados com ele. No século IX era natural: tiveram de parar o Islão, à rasquinha, em Poitiers, tampão Pirenéus. A Península já tinha ido à vidinha. O melindre era naturalíssimo. De qualquer forma, Zazie, cuidado com os homens-bomba na Cocanha. Sublinha, a grosso, que estás só a citar. Já houve casos mais bicudos em que resultou.

zazie disse...

Olá Antónimo

Mas olha que isto não tem comparação com as caricaturas e troças dos nossos dias. Eles acreditavam mesmo que ele tinha sido um cardeal romano caído na heresia. E as biografias que circulavam não eram sátira. Essa questão dos cães e dos cinocéfalos é bem mais complexa. Também existem iluminuras com Cristo na cruz rodeado por eles. O próprio S. Cristóvão era cinocéfalo, segundo uma lenda, ou canibal, segundo outra, por isso.
Assim como acreditavam que tinha sido devorado por cães num pocilga sem ser por gozo. Acreditavam mesmo. O livro que indiquei é uma maravilha

Bisou

P.S. então não dizes nada da troca de cartas do Rei Católico?
Hehehe essa é que é bem mais rara...

Antónimo disse...

O que é que eu hei-de dizer ao católico monarca? Segundo me parece, ele já disse tudo: à ida e à vinda. Do post gostei imenso, bem como dos sucessores