Ora agora que entrámos na Quaresma, vamos a um pequenino interrogatório penitencial da autoria de Burcardo de Worms
Brueghel:Combate entre o carnaval e a quaresma(1559)det.Pergunta aos caros leitores:
*Tendes acreditado que há mulheres selvagens chamadas “silvestres”, as quais, sempre que o desejam, aparecem aos seus amantes e gozam com eles e depois, ainda que sejam de carne e osso, ocultam-se e desaparecem no ar?

E para as caríssimas leitoras:

Tendes dado fé, como muitas mulheres que se entregam a Satanás e depois acreditam e juram que é verdade, que no silêncio da noite, enquanto estais na cama, nos braços do marido, podeis sair de casa atravessando com o seu corpo as portas fechadas e percorrer grandes regiões da terra, junto com outras mulheres enganadas pelo mesmo erro e, sem armas visíveis, sois capazes de matar homens baptizados e redimidos pelo sangue de Cristo e, cozendo as suas carnes, os comeis; e logo havendo posto no lugar do coração ervas secas ou um troço de madeira ou algo semelhante, os fazeis voltar à vida e lhes dais o próprio coração a comer?

Claro que são perguntas retóricas, escusam de enviar mails de confissão. Em troca, deixo aqui para todos um calendariozinho muito útil. Pelo menos serviu de disfarce colectivo, nestes velhos tempos primordiais, quando a UE se estava verdadeiramente a formar e ainda não havia ASAE para a fiscalização.
















...................................
*Burcardo de Worms, Decretorum libri XX: PL 140, 960-976
ver: Oronzo Giordano (op.cit)

4 comentários:

hajapachorra disse...

Bem vistas as coisas, dá uma vez por semana com direito a sete brindes; número perfeito para as férias de Santa Brígida. Os medievais de agora falam muito mas praticam menos e só com mnemónicas em dvd ou poções azuis.

zazie disse...

mnemónicas em dvd
ahahahahaha

O Réprobo disse...

Respondendo ao Caro Burcardo,
eu era lá capaz de pôr de parte o ideal da Mulher Perfeita!
Bjoka e um abraço ao interrogador

zazie disse...

ehehehe

beijoca