Acho sempre muita graça à Cris com as suas descobertas em toda a espécie de biblioteca que desencanta quando vai de férias. É assim, há quem goste tanto destes lugares, como da mais esplêndida paisagem sem marcas de passagem humana. E um gosto não invalida o outro.

Aqui ficam algumas das minhas eleitas.



A velha Bodleian em Oxford com a secção dos manuscritos e a cadeira do Sir Francis Drake que lá está guardada.

Com sorte, pode-se escolher um lugar com janela a dar para alguma gárgula.











A antiga Nacional de Paris, do Labrouste, no Richelieu, tão bela em arquitectura com surpreendente na colecção de estampas.




















Outra maravilha era a antiga British Library dentro do Bristish Museum. A labiríntica rede de túneis e salas escondidas provocava um certo frisson se pensassesmos nas múmias egípcias. E depois havia a sala dos manuscritos iluminados de acesso mais complicado que o dos cavaleiros que dizem NI, que possuía uma estranhíssima vigia elevada em forma de guarita.

Por último, as que provocam ataques de gula por serem de consulta directa.

Uma é deliciosa, nunca tem praticamente ninguém e até se consegue passar um dia no chão a atacar aquelas preciosidades todas- é a do Ashmolean Museum também em Oxford
A outra, a mais fascinante de todas que conheço, fica ali no Woburn Square em Londres e há anos que sonho que se esquecem de mim e consigo acampar lá. (já faltou mais...)

6 comentários:

Lídia Pereira disse...

agora fiquei com vontade de conhecer a mais fascinante biblioteca de que falas. tenho uma queda por biblios. a mais bonita que conheço, pela vista que tinha principalmente (o rio), era a da faculdade de letras. agora adorava conhecer umas tantas que cá sei. pena nao haver biblio a funcionar em horário nocturno, aqui, em portugal. dava um bom filme. mais um post só com biblios em certos filmes.

zazie disse...

viva menina Lídia!

C. disse...

oh, as "minhas" bibliotecas de verão são tão modestas à beira destas...

zazie disse...

modestas mas muito queridas, Cris. Olha que também me apeteceu falar da bibliotecazinha do meu bairro que é bem catita. E adoro a do Funchal!

Anónimo disse...

Olá, zazie! Esta da Bibioteca do Museu Britânico lembrou-me “O Museu Britânico ainda vem abaixo”, uma obra divertidissima do David Lodge (The British Museum is Falling Down). Agora, já tenho uma imagem do cenário onde se passa a maior parte da história.

caramelo

zazie disse...

não conheço a obra mas fiquei curiosa, caramelo. Bjs