Aqui fica a explicação mais desenvolvida, deixada nas caixinhas pelo caro RB.
«O Estado chinês e o estado angolano fizeram um acordo; a China reconstrói o país ao nível de infra-estruturas e recebe petróleo como pagamento.
Os materiais importados para as obras são exclusivamente chineses.
A china concede linhas de crédito a empresas chinesas (estatais e privadas)para assegurar os negócios em Angola, mas também ao próprio estado angolano.
Os trabalhadores das obras são exclusivamente chineses, e trabalham sábados, domingos, e feriados; o trabalhador chinês não tem dia de descanso. As obras chinesas não param nunca.
Os voos da China e para a China são especiais... vêm aos molhos e quando aterram (eu vi) em vez de terem um autocarro a ir ter com o avião, tem um camião de caixa aberta para onde debitam a carga humana chinesa e todas as malas. Eles não passam no controle de fronteira.
Os chinocas vêem-se apenas á noite e estão todos concentrados nos casinos de Luanda; é um vício e característica; existe 1,5 milhões de chineses em Angola.
É frequente a venda de artigos de 'marca' pelas praias e ruas e muito mais no mercado roque santeiro (o maior mercado paralelo de toda África); telemóveis nokia (pelo menos de aspecto) top model são vendidos a 10% do preço da marca.
Recuso-me a comprar medicamentos em Luanda; os chineses inundaram o mercado de falsificações de marcas conhecidas; tem exactamente o mesmo aspecto;
Os esgotos, e condutas de saneamento das obras são um desastre; nas 1ªs chuvas verificou-se a sua inexistência, apesar de estar lá o buraco. Não são obrigados a fazer etares para tratamento de esgotos.
A baia está super-poluída... já não ponho os pés na água de Luanda.
Angola vai organizar o CAN em Jan de 2010 (UEFA Africana) os estádios estão a ser construídos pelos chineses... eu, não me sento naquelas bancadas :)
Resumindo, a china imperial e capitalista selvagem está a derreter este país; e não o afirmo por racismo, pois sou... digamos.... uma pessoa aberta a todas as culturas... afirmo-o por considerar que o crescimento chinês assenta numa fraude... e que depois da China, virá a Índia, e depois virá o Paquistão, e outros... numa lógica de abutre ou de saque.
E depois serão estas empresas que enriquecem com a miséria humana, que no ocidente estão a investir e a comprar tudo».
By RB, at 23:09
[sublinhado nosso]