Lá vem mais uma corrente . Desta vez, os livros que nos mudaram a vida.



Mudar, não faço ideia, quanto muito acentuaram tendências e alguns até desencaminharam.

Por isso, se o questionário é para levar à letra e não para enunciar o top dos 10 mais, vou falar verdade e por ordem crescente, digamos assim.


1- A colecção dos Cinco da Enid Blyton.

2- Todo o Emílio Salgari a que deitava a mão.

Algures, pelo adolescência, a mistura complica-se:

3- A Zazie dans le Metro do Queneau (ou julgavam que o nick foi inventado agora?)

4- O Diário íntimo da Sally Mara, na minha fase Sally Mara (“tenho de perguntar à minha amiga X. se ainda sou virgem, não me recordo bem”- cito de cor).

5- Crime e Castigo e o Jogador, na minha fase Dostoievski (e vão 6).

7, 8, 8, 10 e seguintes- O Homero e a tragédia grega (repito o Dragão) e acabavam-se os 10, mas vou acrescentar mais uns:

O Bernardo de Claraval (em particular o sermão para a Natividde da Bem-Aventurada Virgem Maria); Rabelais; Viagem do Céline; tudo do Gombrich, do Warburg e do Panofsky; o trabalho ciclópico do Jacques-Paul Migne e os estudos do Paulo Pereira.

Imaginem o que terá resultado desta mistura...

Passo ao maradona

Carlos

Animal

Mário

e repito a mesma passagem do Dragão: ao Pedro Arroja

........................
imagem: livro para Santo on the road, tirado de um Gabinete de Curiosidades, de que agora não me lembro. Quando me lembrar completo a legenda.

6 comentários:

Animal disse...

eu????!!! bailhamedeus mulhére, eu só gosto de ver os bonecos...

zazie disse...

ahahaha
E então, lá por terem bonecos não são livros, pá? não me venhas com tretas.
Eu até me esqueci de falar das histórias do Zorro e do Tintim. Sim, que ainda hoje sou capaz de citar de cor passagens dos insultos do capitão Haddock ou das anormalidades do professor Tournesol.

":OP

Animal disse...

lá está: passavas mais tempo a olhar prás letras que prós bonecos...

zazie disse...

realmente...
e ainda por cima em franciú... sempre fui uma intelectual.

":OP

Unknown disse...

Já está :)

zazie disse...

Ainda bem que não te chateaste
ehehe

Gostei de te teres lembrado do bom do Gil
";O)

Tens para lá uma data de coisas que nunca li.

beijocas