Relendo os bobos na corte do Conde de Sabugosa*...

«Gostava muito el-rei D.João III de um preto crioulo chamado João de Sá Panasco; fez-lhe muitas mercês e deu-lhe o Hábito de Santiago. Assistia sempre à mesa de el-rei diviertindo-o com a suas galanterias, e apodando os fidalgos com grande graça. Um dia apodando a todos não fez caso de um filho de certo desembargador do Paço, que também ali estava, o qual de o não agradar como aos demais, lhe perguntou: E eu, Panasco, que vos pareço? Olhou-o ele por cima do ombro, e respondeu-lhe: Vós pareceis-me Fidalgo; dando a entender que o não era. Riram-se todos e o apodado ficou de maneira que antes não ter falado»


(*Citação de Pedro José Supico, Colecção Política de Apotegmos ou ditos apudos e sentenciosos, 1720)

3 comentários:

Santiago disse...

Cara zazie:

Mudei-me para aqui só porque achei chato andar a puxar pelos meus galões anti-pachequianos na casa dos outros.

A minha embirração com o homem é já antiga... por exemplo, ou ainda...

zazie disse...

Olá Santiago,

Ok, eu também estaria como v. se não me tivessem contado.
Mas nem foi por causa da personagem em si mesma. Foi pela infâmia. O facto do meu nick ter aparecido é totalmente aleatório. Como o dos outros. O acto dele é que o não foi.
A minha resposta na altura pode lê-la aqui
Quanto ao resto é brincadeira de gumby e a iconoclastia até já andou por aqui
...e viva o carnaval “:O)))
Beijocas e honre-me esse nome!

zazie disse...

a mongolfiera está o máximo

ahahahahaha