Douglas Gordon, Masked Portrait of an Ettrick Shepherd

Where the pools are bright and deep,
Where the grey trout lies asleep,
Up the river and over the lea,
That’s the way for Billy and me.

Where the blackbird sings the latest,
Where the hawthorn blooms the sweetest,
Where the nestlings chirp and flee,
That’s the way for Billy and me.

Where the hazel bank us steepest,
Where the shadow falls the deepest,
Where the clustering nuts fall free,
That’s the way for Billy and me.

Why the boys should drive away
Little sweet maidens from the play,
Or love to banter and fight so well,
That’s the thing I never could tell.

But this I know, I love to play
Through the meadow, among the hay;
Up the water and over the lea,
That’s the way for Billy and me.

James Hogg

4 comentários:

Anónimo disse...

james hogg, pastor atento

escreveu tb "The Private Memoirs and Confessions of a Justified Sinner"

um titalu, devo confessa-lo, que me aguca a curiosidade.

zazie disse...

pois escreveu. O título do post é uma brincadeira com a própria brincadeira que o Douglas Gordon fez com o James Hog que muito admirava.
E ele foi pastor e muito pobre e até tem umas frases célebres em que diz que para um pastor mais importante que a amada é o seu cão. Acho que foi por isso que o Douglas fez esta montagem.
Mas não sei. Nunca li nada sobre o assunto. Achei que era ":O))

Anónimo disse...

nao sabia que ele tinha dito isso, mas suponho que tem razao.

os pastores e os faroleiros tem quase sempre razao...

faroleiros vao desaparecendo com a automatizacao dos farois; ou com a destruicao dos mesmos, por exemplo, pelos tremores de terra no caso dos Acores.

mas o decrescimo dos pastores parece-me mais dificil de explicar; sobretudo com o aumento exponencial de "rebanhos" e "manadas" bem pensantes. Todas quasi-loucas com a ausencia de bons pastores. Bem que fazem falta pastores dogmaticos e pragmaticos que lhes dessem (nas manadas e rebanhos) umas boas vergastadas com pau de marmeleiro. Nada violento, so' assim uma terapia tipo zen para acordar a ovelhada. Eu prefiro rebanhos de uma ovelha so'. Mas ha' alguns rebanhos onde me sinto muito bem. Sobretudo aqueles de pastores que escolheram a profissao por vocacao...

enough!

ps: ontem depois de descobrir aqui este poema li-o em voz alta mais de 10 vezes. e soube-me tao bem.

zazie disse...

fico muito contente por isso ":O)