Como explicava o bispo John Wilkins no ensaio de filosofia da linguagem, o reino animal divide-se em criaturas imperfeitas (invertebrados) e criaturas perfeitas que por sua vez se subdividem em peixes, pássaros e bestas.

Contra o que afirmaram alguns velhos heréticos e ateístas mais modernos, Wilkins garantia também que toda a bicharada podia ser facilmente acomodada na Arca De Noé, pois o número andava muito exagerado. Ao todo, entre alimárias e passarada, não haveria mais de três centenas.

Era um optimista, este Wilkins


2 comentários:

Anónimo disse...

Atenção: José Castelo-Branco vai estar logo à noite no programa "Livro Aberto" da RTPN para falar dos melhores de 2005! Que bela notícia para todos os que gostam de uma boa gargalhada! Uma certa Lisboa, que vai da Casa Xangai ao Tatu, estará sentada frente ao televisor com um balde de pipocas no colo para assistir à emissão. Será um espectáculo circense "au grand complet" e só para os "happy few". José Castelo-Branco é uma figura polémica? Será. Tanto melhor. Não se esqueçam de jantar antes na Varanda do Ritz. Tenho dito.

Cosmo disse...

"o reino animal divide-se em criaturas imperfeitas (invertebrados) e criaturas perfeitas que por sua vez se subdividem em peixes, pássaros e bestas."

Nunca mais pensarei sequer que o J. Sampaio ou o Sócrates são umas bestas.
Vou reclassificá-los em "invertebrados".