Carta de Madame du Deffand a Mme. De Choiseul, de 9 de Maio de 1768



Gostaria, querida avó, de dizer-vos, assim como ao grand-abbé, da minha surpresa quando ontem de manhã me trazem à cama um grande saco da vossa parte. Apresso-me a abri-lo e encontro ervilhas (...) e depois um vaso (...) tiro-o muito depressa: é um vaso de noite. Mas de uma beleza, de uma magnificência tal, que o meu pessoal diz em uníssono que devia usar-se como molheira. O vaso de noite esteve ontem toda a noite em exposição e foi a admiração de toda a gente. As ervilhas comeram-se, sem que tivesse sobrado uma única.

Nobert Elias, O Processo Civilizacional

6 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Jansenista disse...

Luis XVI mandou fazer um pot-de-chambre com a cara de Benjamin Franklin no fundo, e parece que aquilo lhe causava notório efeito laxante...

Harry Lime disse...

zazie, eu não aprecio muito piadas escatológicas mas este teu post (e o seguinte) são demais!

E a observação do Jansenista também é muito interessante :)))))

zazie disse...

ehehhehe

essa do luis XVI é o máximo

MP disse...

Este http://www.atarde.com.br/galeria/fotos/101/828/grandes/foto07_penico_g.jpg era o do Napoleão

zazie disse...

pois é, MP, obrigada
":O)