Não é possível desligá-los por uns dias?











10 comentários:

cbs disse...

desliga-te deles e atira-lhes uma OPA hostil :)

Anónimo disse...

por acaso, hoje cruzei-me com a dona liberdade. até me convidou para ir com ela fazer umas comprinhas...

morggie

Zorn John disse...

Desligá-los ou interná-los por uns tempos? Parecem-me doentitos, coitados...

cbs disse...

Pra não estar sempre no Luis, venho praqui :)

diz-me uma coisa Zaz.
Não achas os árabes (e não digo o Islão) muito mais próximos dos europeus do que outras culturas.
Por exemplo a India ou a China? aí sim vejo mundovisões muito diferentes.

O código de valores árabe parece o nósso antes do século XVI; mas até no século XIX eramos parecidos em muita coisa, como por exemplo um certo conceito de honra ou a relação com as mulheres.
Pois parece-me a mim (salvo erro, claro) que o mundo árabe é muito parecido com o europeu, está é atrasado na filosofia aí uns cinco séculos.
E aquilo a que aspiram os scerdotes é colher o fruto material da Modernidade ocidental, sem lhe assumir os valores.

Impossivel, acho eu, só esta guerra de imagens, parecendo que a ganham na rua, já estão a perde-la a prazo.
Porque acenderam consciencias.

Tudo está em mudança, nós e eles.
Oxalá para melhor, mas mudanças destas sempre fizeram mártires ao molho.

agora me vou
até logo e abraços Zaz resmungona ;)

zazie disse...

cbs,

é verdade, o hinduísmo e o budismo é que estão muito mais distantes mas ao contrário do que dizes não creio que o problema neste caso seja falta de valores deles. É mais perda de valores nossos. O exemplo dos jornalistas dinamarqueses em nada atesta qualquer pedagogia civilizada de superioridade civilizacional em lidar com emigrantes.

O resto não é questão filosófica mas questão de maior justiça e estrutura social mais maleável cá do que lá. Em termos generalistas porque esta dicotomia de civilizações ou de dogmas de liberdade de informação também é uma grande fraude.

Como é que categorizavas Portugal há 30 anos atrás a este respeito? não tínhamos liberdade de imprensa, sendo assim ficámos europeus em menos de meio século ainda que sempre tenhamos sido ocidentais.

A este respeito aconselho a ler o post que o José tem na Grande Loja.

http://grandelojadoqueijolimiano.blogspot.com/2006/02/cartoons-portugueses.html

E acerca destas ideias absolutas de culto fora da história também vale a pena ler o que o Paulo Varela Gomes disse.
“O que me irrita é isto: «Não esqueçamos que a sátira – os romanos diziam mesmo "Satura quidem tota nostra est" – é um género particularmente querido a mais de dois milénios de cultura europeia» (do comunicado que convoca a manifestação de 5ª feira).
A sério? Foi «querido» durante a Idade Média (mais ou menos 1000 anos dos dois mil de cultura «europeia»)?
Não é «querido» na cultura indiana - seja o que for que estes palavrões com maiúscula subentendida querem dizer? Ou na chinesa? Ou na dos papuas da Nova Guiné?
E se assumissem que a sátira é «querida» quando há forças culturais, políticas, sociais, capazes de impor o seu reconhecimento? E se assumissem - portanto - que é melhor falar de história, ou seja de contingência, do que falar, como os parvalhões dos fundamentalistas, em coisas fundamentais, intemporais, metafísicas: cultura «europeia», civilização «ocidental», cultura «muçulmana»...
Atinem.”


Por isso é que me deu para gozar com este novo ídolo descoberto de um dia para o outro. A dona "liberdade de expressão". A honra manchada dessa senhora, tadinha que até parece que é uma santa mais sagrada que o Maomé ":OP

E também não percebo porque motivo só se considera que "eles" é que são manipulados porque são inferiores e analfabetos. E nós por cá temos muito prof universitário e muito sábio barbado a dizer que isto é o caos e que é a ditadura planetária do poder islâmico contra a nossa sagrada liberdade jornaleira.

Agora acho que vou pôr o John Zorn a tocar ali ao lado. ehehehe se não os podes vencer junta-te a eles

":OP

Harry Lime disse...

Coitadinho do pinguim...

Jonh zorn é muito bom, sim senhora!Mas não sei se nos dias que passam será uma música muito "correcta" para ouvir...

cbs disse...

Zaz
cheguei agora, e tou cansado demais pra te responder com dignidade :)

Mas estive no fim da tarde numa conferencia do Prof. Dias Farinha da Fac. Letras da UL.
O homem sabe muito sobre Islamismo e Arabismo.
Deu uma lição a uma data de meninos do SIS (a coisa tinha a ver com terrorismo).
Mas sempre pude confirmar directamente; o mundo Árabe (não falo do Islão) foi práticamente subjugado pelos Otomanos no séc.XI e caiu num adormecimento politico e até cultural; no séc.XX aconteceu o Renascimento e a aproximação à Modernidade, mas quem domina de novo são os fundamentalismos.
Creio que há um ressentimento anti-colonial nos àrabes que liga a Modernidade aos antigos colonizadoes ingleeses, franceses italianos e até espanhois.
A Irmandade Muçulmana (raíz da Alcaida) nascida nos anos 30 tem estatutos como uma ordem militar medieval, e pretende espalhar o Corão;
O legitimidade do poder político vem de Deus e deve ser interpretada por um líder carismático (substituto de Maomé); não lembra a Pré-Modernidade Europeia?

Bem, mas fiquei muito mais humilde nisto; o AgaKhan ontem disse uma ao Sampaio, que me ficou no ouvido, não existe um choque de civilizações, existe é um choque de ignorancias!
Mas aqui pra nós, não vai dar no mesmo?

beijocas ;)

Anónimo disse...

"não existe um choque de civilizações, existe é um choque de ignorancias! Mas aqui pra nós, não vai dar no mesmo?"

Talvez nao, se a ignorancia for a falta de percepcao de como sao manipulados (de ambos os lados - e la' estou com barricadas metaforicas!), ao sabor dos interesses e manigancias dos seus lideres politicos e economicos.

"E nós por cá temos muito prof universitário e muito sábio barbado a dizer que isto é o caos e que é a ditadura planetária do poder islâmico contra a nossa sagrada liberdade jornaleira. "

Os intelectuais sao os mais indoutrinados, como dizia o outro. :O))

João Villalobos disse...

Claro que se pode desligá-los. Eu, normalmente, recorro a um botão vermelho que tenho no telecomando :)

Avó do Miau disse...

o melhor é mudar de canal!