O nosso caro Misantropo adiantou-se e já postou a festividade do dia da marmota. Mas muito antes da marmota já o urso tinha direito a festa a 2 de Fevereiro.
Pois é, estamos no dia do acordar da hibernação do urso. Quero dizer, pelo atraso do post se calhar já voltou a deitar-se mas a verdade é que nos tempos medievais o dia 2 de Fevereiro correspondia a uma série de festas populares associadas à renovação das culturas e ao fim da hibernação dos ursos.
Costumava-se dizer que à meia-noite o urso saía da toca, olhava para as estrelas do céu e se estas brilhassem dizia: "o Inverno não acabou, ainda vamos ter quarenta dias de mau tempo”. Se o céu estavivesse cheio de nuvens e nevasse ou chovesse, voltava a deitar-se. E fazia muito bem.

Depois vinha a festa popular em torno dos ritos do homem selvagem- da purga das impurezas do campo e das doenças das plantas. Os selvagens ruivos e peludos. Mais tarde, pelo S. João verde- vinha o homem silvestre, do Triunfo do Inverno. Por paralelo simbólico a alternância de João a João. O Crisóstomo e Baptista e mais a serração da velha, o Merlin, o S. Brás e S.to Eustáquio....
Mas isso é outra história e os selvagens não tardam aí.
..................................................................................
imagem: capitel da igreja de S. Francisco de Santarém
ver: Claude Gaignebet, op. cit.

5 comentários:

Medeia disse...

Só por curiosidade: hoje é dia da srª da Candosa. Diz o povo: «se a candosa está a rir, está o inverno para vir, se chorar, está o inverno para acabar!»
Ao que parece, pelo dia que passou, ficaremos, assim, num sorriso de Monalisa.
Será melhor deixar que os ursos decidam!

zazie disse...

é tão engraçado seguir o fio à meada destas tradições ":O))

esperemos que os ursos consultem o ursulino que é um urso muito catita

Harry Lime disse...

Estranho quando vi a foto deste post pela primeira vez os ursos pareceram-me um bando de musaranhos... daqueles coxos que gostam de dar ao dente. :)))

Anónimo disse...

vê lá vê... hibernar, um musaranho a hibernar? tás parvo ou quê? a malta está sempre alerta!

Paulo Cunha Porto disse...

Divisionista! Ursos e marmotas de todo o Mundo uni-vos, contra a exploração humana!