A lenda dos pigmeus é conhecida desde os tempos de hesíodo e Homero, acabando por se divulgar ao longo dos tempos, sendo reutilizada na Idade Média.

Segundo Ctésias de Cnido e Megasthenes (baseados em Photios e em Estrabão), os pigmeus habitavam a Índia, eram negros e tão pequeninos que não têm mais de dois côvados. Usavam uma barba tão bem fornecida que, quando ficava suficientemente comprida, nem precisam de vestimentas; bastava-lhes cingi-las à frente com um cinto e aproveitar os cabelos compridos atrás para ficarem decentemente cobertos.
Parece que assim deveria ser, já que os pigmeus eram gordinhos e pequeninos, mas nem tudo no seu reino tinha escala diminuta. Ao que parece, os pigmeus machos eram tão bem dotados que a verga lhes chegava aos tornozelos.
Esta era a boa particularidade. A má é que não consistia a única excepção à escala. Ainda que os bois e carneiros e demais animais do reino também fossem minúsculos (os cavalos não ultrapassam o tamanho dos nossos carneiros) o mesmo não se passava com os grous que invadiam o território com intenções predatórias.
Os pigmeus partiam então, montados em carneiros, para os combaterem com arcos e flechas. A guerra durava três meses e no final da razia levavam as cascas dos ovos e as penas para com elas construírem as habitações.
Diz Megasthenes que muitos grous vinham morrer nos nossos territórios, trazendo ainda as flechas de ferro espetadas no corpo.

Na Idade Média a fábula chega a ter traduções alegóricas (Gesta Romanorum) representando os pigmeus os que dão os primeiros passos na lei sagrada sem grande convicção e por isso passam o tempo a combater os mesmos pecados- simbolizados pelos grous- com tanta moleza que nunca se vêem livres deles.
.............................
Para uma interpretação ligada aos cultos da fertilidade do deus egípcio Bes, ver aqui
..............................
Imagens: 1-detalhe de cerâmica grega- c. 400-300 aC. S. Petesburg Hermitage Museum
2-Jacob van Maerlant, Der Naturen Bloeme. Flandres, c.1350

LECOUTEUX, Claude, op. cit.


3 comentários:

Flávio disse...

Não é piada ao Marques Mendes?

zazie disse...

mas ele usa barbas compridas?

...":O?

Marques Mendes disse...

Já viram o cuidado que eu tenho para não levantar a perna da calça?
Será algo no tornozelo?