Pois, o rato yuppie, acompanhado deste coelho embriagado ou do casal vip castor e raposa são, nada mais nada menos, que ilustrações de livros para crianças, de um curioso autor russo nascido em 1913- Sergei Vladimirovich Mikhalkov.

Os livros infantis foram realizados no ano de 1963, em pleno regime comunista, mas o autor, de múltiplos talentos, é mais conhecido como músico e compositor. A ele se devem dois hinos aparentemente paradoxais: o primeiro em glória da União Soviética, encomendado por Estaline, tinha versos heróicos- “Uma inquebrável União de repúblicas livres/Grande Rússia unida para sempre/Grande pela vontade dos povos, longa vida/ A grande União Soviética!/Baluarte da confiança e amizade dos Povos!/ bandeira Soviet, bandeira livre,/ Que lidere de vitória em vitória!. Em 1991, com a fim da URSS, Boris Yeltsin retirou este hino mas, em 2000, Vladimir Putin lembrou-se de Sergei Vladimirovich e entregou-lhe o restauro do antigo. O resultado ficou mais ou menos assim: “Rússia- nosso Estado sagrado/Rússia- nossa amada terra/ uma poderosa vontade, uma grande/a tua herança permanece para sempre/continua gloriosa, nossa livreTerra-Mãe/ povos fraternos, uma união para gerações”´. Sergei Vladimirovich Mikhalkov é também pai do conhecido realizador Andrei Konchalovsky e do actor Nikita Mikhalkov.
Bom, para o caso interessava saber como vão as histórias da bicharada, agora que finalmente parecem estar up to date. Se alguém tiver informação será bem-vinda.
Entretanto consta que no dia em que este curioso artista fez 90 anos Putnin visitou-o e condecorou-o pelos serviços prestados à cultura russa.

0 comentários: