Olha, afinal parece que a ministra fez um manguito aos sete ateuzinhos laicos... tadinhos.... ainda bem que nós aqui já tínhamos escolhido a mascote para não parecermos suspeitos.

Bom,passemos então a coisas sérias. Façam a fineza de escolher a voz com mais pinta que desta vez não há júri. Estamos em época natalícia para uns, pagã e laica, para outros, mas democrática para toda a gente. Por isso não há voto da casa.

Aqui ficam os mecos com os links para as vozes na medida do possível (como diria o outro), que muitos estão mudos; à falta de memória, a imaginação também costuma dar uma grande ajuda. O musaranho queria apresentar mais umas escolhas e até a mim me dava ganas de outros tantos mas ficamo-nos por metade, que a humildade também condiz com a humidade atmosférica- e vice-versa.

Charles Aznavour

Humphrey Bogard

Jacques Brel

W.S. Burroughs

Richard Burton

Leonard Cohen

Ronald Colman

Julio Cortázar

Vítor Espadinha

Peter Falk

John Hurt (Krapp/Last Tapes)

Jeremy Irons

Jerry Lewis

James Mason

Robert Mitchum

Vinicius de Morais

Harpo Marx (ehehe)

Rudolfo Valentino (eheh)

alguns dos figurões da série Carry On / Com Jeito Vai...

Vincent Price

Antony Quinn

Edward G. Robinson

Frank Sinatra

Miguel Sousa Tavares

Tom Waits

Orson Welles
……………………………………………………………………………
Se alguém tiver ficheiros de som das vozes em falta, pode deixar o link que a malta agradece


..............................

Acrescentos:

Peter Sellers/Inspector Clouseau

Mario Adorf

Charles Buckowski

Max von Sydow

Lee Marvin- wand'rin' star (para o nosso amigo jansenista)

James Earl Jones ( TheRaven ) lembrado pelo caríssimo Tenente Bluerberry

27 comentários:

Anónimo disse...

Eu voto no Harpo! Mas o Groucho tambem nao ia mal... um pouco menos eloquente, talvez...

Anónimo disse...

orson welles
morggie

Flávio disse...

Para além do Victor Espadinha, eu acrescentaria ainda o alemão Mario Adorf: uma voz serena, carismática, vinda directamente das profundezas dos gorgomilos.

timshel disse...

Peter Sellers, Inspector Jacques Clouseau

(estou auto-proibido de escrever no meu blogue mas não estou auto-proibido de escrever nos outros blogues)

zazie disse...

boa, vão votando que eu depois volto cá.

Tim, às vezes acontece-me o mesmo com aquela água tónica com travozinho especial... ehehehe
beijocas e deixa-te de ideias tontas que tu és único e assim é que estás bem

zazie disse...

agora vou ver se encontro mais ficheiros de som. Esse louco do Peter Sellers estava a escapar e era uma injustiça. Que vozinha mais anormal ":O)))

Anónimo disse...

Então e o Max von Sydow, o David Bowie, o Adolfo Luxúria, o Vittorio Gassman, o Bruno Ganz, o Erland Josephson, o Francisco Sousa Tavares, o Vitorino Nemésio, o Samuel L. Jackson...?
Se tiver que escolher um destes, escolho o Max von Sydow, por exemplo.
(...e o Tony de Matos, que quase me esquecia de mencionar.)

zazie disse...

ai caramba que me tramaste! é verdade que pensei logo no pai quando alguém se lembrou do Miguel Sousa Tavares e o Max Von Sydow ou o Luxúria Canibal também ja´estavam na lista. Vou ver se tenho tempo para encontrar ficheiros de som. Até porque já era americano a mais.
Mas gostaste do meu Cortázar?

eduardo disse...

Toma lá o Frank que depois, com tempo, vou verificar a disponibilidade da minha agenda.
http://www.homemsonhador.com/frank_sinatra_strangers_in_the_night.mid

Lídia Aparício disse...

Zazie, não sei se deve servir o link que cá deixo, com muitos files de Leonard Cohen , só que muito curtos de tempo : http://www.leonardcohen.com/DearHeather/index.cgi?section=music
Neste momento, não estou achando.

zazie disse...

olá! que simpatia! vou já tratar disso e acrescentar uns que me tinha esquecido e foram ditos pelo Misantropo. Isto ficava bem era com aquela "maquineta" para escolher de 0 a 5 e clicar, não era? hummm... se conseguisse...

Desculpem lá a demora, mas andava a ser perseguida por um heterofóbico nas janelinhas de comentários do Blasfémias. E o Estado a isto não faz nada... Vergonha! Vergonha!

":OP

zazie disse...

eduardo... edy de sua graça ou o DJ da blogosfera?

fernando macedo disse...

um voto para: W.S. Burroughs.

Anónimo disse...

A propósito da caixinha do Blasfémias e do post do CAA sobre o diário dos ateus, escrevi lá isto (e ainda estou a rir à conta do copy-paste):

"Cara Zazie

foi um prazer recordar as histórias de terror da inesgotável Palmira."

Rui Carmo

zazie disse...

ahahha viva Rui Carmo, desculpe ter citado o seu velho comentário mas apareceu por lá um tal CMF (do No Mundo) todo arrogante, convencido que é gente e põe-se para ali a dizer que eu estava a mentir e a fazer jogo sujo. Então olhe, lá tive que atirar com aquela treta para cima eheheh

mas foi só um niquinho, a parte em que nos passámos com o mija nos finados ainda foi mais divertida ":O)))

beijinhos

Luís Bonifácio disse...

Cara combatente "Comando" Zazie.

Eu cá votava no Burroughs, tinha uma voz excepcional. Num disco da Laurie Anderson (Mr. Heartbreak) ele aparece a declamar, infelizmente não sei onde o tenho, caso contrário enviava-te para ser colocado online.

E a Voz da Cadela "laica", chamada "esperança" não se arranja?

zazie disse...

ora viva e muito obrigada. Logo que tivermos tempo (eu e o musaranho) colocamos post com seriação e até uma votação em categorias diferentes.

Aquelas vozes loucas do Jerry Lewis ou do Perer Sellers e Carry On, por exemplo, têm de entrar numa categoria à parte.

Até Já.

A menina Cris se passar por aqui e tiver link a funcionar do Last Tapes do John Hurt e o quisesse oferecer era uma lindinha. É que o que está por lá é um ex-link- completamente morto ":O)

Jansenista disse...

Ms Zazie dans le Metro: Perdoa-se a verdura dos seus anos a omissão da mais máscula voz alguma vez registada entre Long Beach e Burbank, a de Lee Marvin cantando o tema do delicioso filme "Paint Your Wagon"... coisa de fazer chorar o Gilbert Bécaud e de fazer corar de inveja o própio Topol de "Um Violino no Telhado". Ai, o que o diabo sabe por ser velho!...

Jansenista disse...

Falo de "I was born under a wandrin' star / I was born under a wandrin' star / Wheels are made for rolling, mules are made to pack / I've never seen a sight that didn't look better looking back / I was born under a wandrin' star". Que nostalgia!

zazie disse...

sÔ Jansenista, sô jansenista... perdoe-me a franquesa e quiçá o mau jeito mas, como diria o Groucho, I was born at a very early age, undestood? nada de enganos...

Eu também me lembro muito bem dessa delícia do Paint your Wagon cantado pelo Lee Marvin
e do Violino no telhado com aquele tipo pencudo à judeu onzeneiro, idem. Como é que ele se chamava?

Já vou acrescentar isso a ver se amanhã o juri caseiro bota os votos

Obrigada por mais este ";O)

zazie disse...

é verdade, também me lembro dele a cantar isso à chuva no meio da lama lá no texas, não era?

vou ver se encontro ficheiro que era bem giro recordá-lo de novo. Já o tinha postado no The big Red One do Fuller, logo nos primeiros postes aqui do Cocanha

Anónimo disse...

desculpem escapar-me para as margens mas haverá som mais fustigante e embalador que o da voz negra de Morgan Freeman?

zazie disse...

bem lembrado, marginal. Mas disseste uma coisa muito curiosa- " voz negra" pois é- as vozes negras nunca se confundem com as vozes brancas. Sejam de mulheres ou de homens, não é verdade?

A ideia do post era distinguir uma voz característica, até meio feiosa mas que por outros motivos tivesse pinta.

Mas, tal como no outro concurso já temos por aqui muita coisa diferente. Temos vozes sensuais, belas vozes (sem necessariamente serem sensuais), e até as grandes caricaruras de voz masculina.

Há uma parte do concurso que suponho que seja mesmo feminina e que diz respeito "áquela voz" que só por si, sem se saber quem está por trás (até podia ser o homem-elefante), é capaz de provocar um certo frisson. Um frisson idêntico ao Benicio del Toro, em termos visuais, para ser mais explícita ":O)))

Mas estas coisas dão sempre um tanto de mau aspecto na blogosfera... por acaso é curioso que tenho ideia que este efeito "da voz" não tem correspondência idêntica para o sexo masculino- em se tratando de uma voz feminina...
posso estar enganada mas, "o que os olhos vê" para eles conta mais que "o que as orelhas" capta ahahahah

Ou então é questão minha que tenho um fraco por vozes ";O)

Anónimo disse...

Confissão pública:
Gostei do Julio Cortázar, em particular pelos textos que fiquei a conhecer. Nunca tinha lido nada dele nem lhe conhecia nada mais que o nome, muito vagamente. Obrigado.

Anónimo disse...

Nas vozes femininas, desconfio que as italianas ficariam bem cotadas... e as francesas também... só de pensar nisso, até já a estou a ver... ouvir, digo.

zazie disse...

também penso que sim. Aí uma Françoise Hardy... difícil é recordar sem ser em cantoras. Eu lembro-me sempre de uma empregada do meu dentista ahahah era das vozes meio roucas mais incríveis que ouvi na vida. Mas também acho muito bonitas aquelas de menina como é o caso da Julee Cruise, da Jane Birkin ou da Laila France

Anónimo disse...

Falta aqui o James Earl Jones ... imperdoável Zazie ...