Filosofia
Mas supõe que, aceitando o teu conselho,
O teu discípulo seja condenado,
Por adultério, a ter um rabanete
Enterrado no recto? Por acaso
Poderias salvá-lo?

Sofisma
Um rabanete!
Achas mesmo, confessa, uma desgraça
Tão grande ter um rabanete
Enfiado no rabo?

Filosofia
Para mim
Não pode haver nada mais degradante
Do que ter um rabanete em tal lugar.

Sofisma
E o que dirias, se eu te derrotasse
Neste campo também?

Filosofia
Nada diria.
Não abriria nunca mais a boca.

Sofisma
O que achas que são nossos juristas?

Filosofia
Pederastas passivos.

Sofisma
Muito bem.
E os poetas trágicos?

Filosofia
O mesmo.

Sofisma
Políticos?

Filosofia
A mesma coisa também.

Sofisma
É assim? Pois então, agora olha
Para a nossa audiência. Estás a olhar?

Filosofia
Estou. Atentamente.

Sofisma
E o que vês tu;

Filosofia
Muitos homens eu vejo, e quase todos
Pederastas passivos.

(Apontando para alguns indivíduos no público)
Vê aqueles
De cabelos compridos? Têm de ser.

Sofisma
E agora diz-me, amigo, onde chegamos.

Filosofia
Fui derrotado pelos Pederastas Passivos.
Vou-me retirar. Só isso.

(Atira o manto para o público)
Tomai meu manto e recebei-me, ó vós,
Pederastas Passivos. Terminou.

1 comentários:

João Villalobos disse...

Pronto zazie! estás tramada! Quem se mete com os pederastas, ainda por cima os passivos, nunca mais se endireita :)

Força nisso, estou contigo!